NotíciasPolitica

Emidinho Madeira e Rodrigo Pacheco lançam mutirão de Cirurgias Eletivas

Em toda região, pacientes de 60 municípios que estavam há anos na fila de espera farão cirurgia.

Fotos portal guaxupe

O Deputado Federal Emidinho Madeira e o Senador Rodrigo Pacheco lançaram na manhã desta sexta-feira (07) o mutirão de cirurgias eletivas na região. O evento aconteceu em frente à Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé. Para atender aos pacientes de 60 municípios da região, os parlamentares destinaram R$22 milhões em emendas. Pela Santa Casa de Guaxupé serão realizadas 1.333 cirurgias, sendo 568 destinadas à pacientes de Guaxupé. Contrato celebrado com a Santa Casa é de R$2,3 milhões.

Mais de 500 pessoas participaram da reunião entre prefeitos, secretário de saúde, vereadores, o provedor da Santa Casa de Guaxupé, Roberto Vergili, e público em geral. Durante o discurso, o deputado Emidinho Madeira enfatizou que a fila de espera de cirurgias será respeitada independente de posicionamento político dos pacientes.

O consultor João Tadeu Silva, o Tadeu da Saúde, foi responsável por fazer o levantamento do número de cirurgias que estavam paradas na região. “ Eu disse para o deputado que seria impossível fazer essas cirurgias com o valor de emenda que ele tinha destinada para a saúde, mas com a emenda do senador foi possível conseguir fazer este mutirão. Neste exato momento já está acontecendo a primeira cirurgia aqui na Santa Casa de Guaxupé. E durante os próximos dois anos vai acontecer pelo menos uma cirurgia eletiva por dia na região”, explicou Tadeu.

“Não sou o idealizador do projeto, eu sou parceiro do projeto que é muito maior que a gente, muito maior que interesses partidários que é de assistência em saúde para essas pessoas que estão na fila de cirurgias porque não têm condições. Enquanto tiver pessoas que precisam de cirurgias eletivas, Santa Casa de Guaxupé e pessoas como o prefeito Jarbinhas e o deputado Emidinho, eu estarei junto para ajudar”, disse o senador Rodrigo Pacheco.

A primeira cirurgia foi realizada pelos médicos ginecologistas Daniel Heluany e Daniel Carvalho. Trata-se de uma histerectomia total em uma paciente de 42 anos. A mulher, que é de Guaxupé, aguarda pelo procedimento há anos

Planejamento 

A primeira etapa dos trabalhos já foi concretizada. Segundo o plano de trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, 24 diferentes tipos de cirurgias serão contempladas em Guaxupé.

A partir de agora a Santa Casa de Misericórdia apresentará aos 09 municípios da microrregional de Saúde o cronograma para a execução das cirurgias.

Fonte: Portal Guaxupe

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker
WhatsApp chat