28/12/2017

Policia Militar Ambiental recebe denúncia de aves criadas em cativeiro em Nova Resende MG



    Imagem Ilustrativa.

Fonte:  Programa Especial Sertanejo com Pedrinho


    A Policia Militar do Meio Ambiente recebeu uma denúncia anônima pelo telefone 181 do disque denúncia, relatando que no centro da cidade de Nova Resende havia uma residência sendo usada como cativeiro de pássaros silvestres.
    Ao se deslocar até o endereço informado a polícia se deparou com duas gaiolas que estavam em uma arvore no interior da residência, as gaiolas continham pássaros da fauna silvestre no qual não possuíam as identificações obrigatórias por lei.
    Ao identificar o morador da residência ele se identificou como o proprietário dos pássaros, e informou que possuía mais.
    Ao verificar o interior da residência, a Polícia do Meio Ambiente encontrou outras quatro gaiolas com pássaros e todos sem as anilhas de identificação.
    O proprietário disse aos policiais que não era criador amadorista e que os pássaros foram capturando na natureza, no intuito de criá-los mas não possuía autorização e nem registro junto ao órgão ambiental responsável. Além das gaiolas foram encontrados armadilhas de captura de pássaros.
    As aves foram recolhidas e encaminhadas para uma clínica veterinária, para serem avaliadas, na qual foram constatada pela veterinária responsável que as aves ainda estavam aptas a serem solta ao seu habitat natural, sendo realizado a soltura das mesmas imediatamente, as gaiolas e armadilhas foram recolhidas a sede do 2º grupamento da Policia Militar do Meio Ambiente com sede na cidade de Carmo do rio Claro MG.
    O autor foi notificado com um valor de R$ 6.817, 88 de multa. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo não foi expedido a prisão em flagrante do proprietário das aves, sendo liberado logo em seguida.